terça-feira, 20 de janeiro de 2015

As vantagens de ser invisível.

Hoje durante o trabalho resolvi fazer uma pausa do computador, tomar um café e ler um pouquinho. Minha pausa durou duas horas e um livro. "As vantagens de ser invísivel", de Stephen Chbosky, é um desses livros em que se mergulha fácil. Leitura fluida e personagens cativantes, taí uma bela receita literária de sucesso.

Minha edição (pós adaptação pro cinema)


O livro conta a história de Charlie, um estudante do ensino médio que escreve cartas a um amigo anônimo (ou seriam cartas anônimas a um amigo?), narrando seu cotidiano solitário no primeiro ano, até que conhece Sam e Patrick, irmãos que se tornariam seus melhores amigos. O menino também possui seu próprio drama pessoal, que vamos descobrindo a cada carta.

Este é um dos primeiros livros que leio depois de assistir a versão adaptada para o cinema (que me encantou também), de forma que pra mim o Charlie não é tão invisível assim. É um livro que eu definitivamente gostaria de ter lido mais nova, talvez tivesse descoberto mais cedo que cada um é diferente, que cada pessoa é um mundo, com seus problemas e sua jornada.

Edição em que o Charlie ainda é invisível

Acho que preciso melhorar em termos de resenha, mas de toda forma, é um livro que vale a pena demais! Apenar de ser "infanto-juvenil", é bem intenso nessas questões e faz qualquer um repensar a vida, as alegrias, o relacionamento com os amigos e a família, através de uma visão inocente mas não menos complexa. Cada pessoa é um mundo. 

Pra terminar o jabá, trago um combo livro-filme, ao dizer que a adaptação também é ótima, assisti 3 vezes na mesma semana (aloka). Dos mesmo produtores de "Juno", e estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, no papel de Charlie, Sam e Patrick, o filme traz a mesma fluidez do livro, e consegue transmitir a intensidade do que é ser adolescente. E acho que Ezra Miller faz um show a parte trazendo vida a Patrick, no tom tragicômico que o personagem merece. Enjoy.


Um comentário:

  1. Nossa, me convenceu. Vou fazer um macarraozinho pra jantar com o marido e assistir. Obrigada! E quando achar pra comprar, vai entrar pra prateleira da galera infanto-que-logo-será-juvenil da família. <3

    ResponderExcluir